top of page

PALESTRANTES

Dr. Aldo Rogelis Aquiles Rodrigues

       Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia-Prof. Igor Dimitri Gama Duarte) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana-Prof. Wamberto Antonio Varanda) pela Universidade de São Paulo (2002). Atua principalmente na área de neurofisiologia focando os seguintes temas: fisiologia do sistema auditivo (núcleo coclear), da nocicepção (gânglio da raiz dorsal) e do sistema nervoso entérico onde estuda a distribuição, propriedades biofísicas e farmacológicas de canais iônicos. Para isto utiliza principalmente as técnicas de eletrofisiologia (patch-clamp) e de imunohistoquímica.

Linha de pesquisa: Caracterização das propriedades elétricas de neurônios do sistema auditivo, nociceptivo e autonômicos e do sistema nervoso entérico

 

 

 

Dr. Carlos Ueira-Vieira

       Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (2007), Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis), EUA (2013). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sequenciamento de Nova Geração, RNA-Seq, quantificação da expressão gênica, construção de bancos de cDNA, phage display no mapeamento de peptídeos ligantes a diversos alvos, construção de bibliotecas expressando Fab e scFv em fagos, construção e manipulação de insetos e zebrafish transgênicos para desenvolvimento de modelos biológicos.

Linhas de pesquisa: Engenharia molecular de anticorpos, peptídeos bioativos moduladores do sistema imune, desenvolvimento de plataformas nanobiotecnológicas para diagnóstico e tratamento de doenças crônico degenerativas, infecciosas e parasitárias, quantificação e regulação da expressão gênica em eucariotos.

 

 

 

Dra. Erika Cristina Jorge

      Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado sandwich (2005/2006), pós-doutoramento (2009/2010) no King's College London e em Harvard University - Harvard Medical School (2014-2015). Tem experiência nas áreas de Biotecnologia Animal, Expressão Gênica, Biologia Celular e do Desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento muscular e ósseo.

Linhas de Pesquisa: Identificação de sequências expressas durante o desenvolvimento da musculatura esquelética em aves, identificação e caracterização de transcritos expressos durante o desenvolvimento da musculatura esquelética em aves, genômica funcional de frango: caracterização funcional dos membros da família RGM de orientadores de axônios durante o desenvolvimento da musculatura esquelética em embriões de gallus gallus, orientadores de axônios e o desenvolvimento da musculatura esquelética em vertebrados, odontogênese e remodelação óssea.

 

 

 

Dr. Foued Salmen Espindola

      Bacharel em Ciências Biológicas (1978) e Farmácia/Bioquímica (1980), com mestrado em Bioquímica e Imunologia (1983), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Yale (1994-1997). Atua nas áreas de bioquímica e biologia molecular, biotecnologia e biologia celular, com ênfase em biomarcadores salivares, microRNAs, exercício físico, estresse, saúde e diabetes. Desenvolve também pesquisa, inovação e extensão com plantas medicinais e produtos naturais da biodiversidade do bioma Cerrado, para estudos de alvos terapêuticos em modelos experimentais de diabetes e estresse induzido.

Linhas de pesquisa: Motores moleculares, biofármacos do bioma Cerrado, neurobiologia, atividade biológica de produtos naturais, biomarcadores do estresse físico e psicológico, bioquímica do exercício e saúde,
diabetes experimental e plantas medicinais.

 

 

 

Dra. Gleide Fernandes de Avelar, UFMG

       Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Mestrado (2004) e doutorado (2010) em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais, este último sendo desenvolvido em colaboração com a Universidade da Pensilvânia, EUA. Tem experiência na área de Morfologia (Biologia Celular), com ênfase em Biologia da Reprodução, atuando principalmente em: Espermatogênese de vertebrados (mamíferos), Desenvolvimento e regulação testicular pós-natal, Proliferação da célula de Sertoli, Xenoenxerto de fragmentos e de suspensões de células testiculares, bem como Transplante de espermatogônias tronco em mamíferos.

Linhas de pesquisa: Caracterização e transplante de espermatogônias tronco, espermatogênese em mamíferos, regulação hormonal do testículo e toxicologia do trato genital masculino.

 

 

 

 

Dr. Gustavo Batista de Menezes

      Mestre em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutor em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de MInas Gerais (2008). Possui Pós-doutorado em Patologia e Biologia Celular pela Universidade Federal de MInas Gerais e em Imunologia pela Universidade de Calgary, Canadá.

Projetos de pesquisa: Involvement of connexin signaling in the pathogenesis of liver injury, modulação da resposta inflamatória a produtos de morte celular como alternativa terapêutica para o tratamento de encefalopatia hepática, imunidade intravascular hepática: visualização da interação morfofuncional endotélio- neutrófilo durante o processo inflamatório infeccioso ou estéril.

 

 

Dra. Luiza Antas Rabelo

        Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba - (UFPB, 1995-1998). Durante o curso, exerceu a monitoria de Química Inorgânica (Bolsita; Período 1996-1997) e, na sequência, foi bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq (Período 1997 a 1999) no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba (LTF/UFPB). Neste, realizou o Mestrado (1999-2001) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (Área de concentração: FARMAQUÍMICA; UFPB). Em 2001, transferiu-se para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e iniciou o doutorado em Ciências Biológicas (Aréa de Concentração: Fisiologia/Farmacologia/ Período: 2001-2004). Ainda nesta Universidade, fez Pós-Doutorados (Bioquímica Farmacológica e Nanobiofarmacêutica). Entre 2004 e 2006, atuou como docente no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e na Universidade Estadual de MInas Gerais (Campus Divinopólis). Na sequência, em Agosto de 2006, após sucesso no concurso para Professor adjunto de Fisiologia, transferiu-se para a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) onde exerce as suas funções como Professora de Fisiologia (Graduação) e ministra algumas outras nos Programas de Pós-Graduação "stricto sensu" em Ciências da Saúde (Mestrado/Doutorado; ICBS/UFAL) e Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) (Doutorado), Ponto Focal Alagoas-AL. Nestes programas orientou e/ou orienta dissertações e teses.

 

 

Dr. Marcelo Emílio Beletti

      Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: espermatogênese, cromatina espermática, matriz nuclear, fertilização "in vitro", histopatologia, patologia ultra-estrutural e análise de imagem.

Linhas de pesquisa: Análise de imagem aplicada à Biologia, histopatologia de processos infecciosos, parasitários e crônicos degenerativos, espermatogênese, matriz nuclear e epigenética de espermatozoides e sua influência na fertilização e desenvolvimento inicial de embriões bovinos, alterações ultraestruturais e histopatológicas cardíacas.

 

 

Dra. Patrícia Bianca Clissa

      Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1993), mestrado em Tecnologia Nuclear Básica pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (1997) e doutorado em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas/USP (2002). Atualmente é Pesquisador Científico Nível V do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: Venenos ofídicos, metaloproteinase-disintegrinas de venenos ofídicos, regulação da resposta inflamatória.

 

 

Dr. Sebastião Roberto Taboga

       Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP (1987), mestre em Biologia Celular pela UNICAMP (1990), doutor em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP (1997) e Livre-docente em Biologia Celular pela UNESP (2000). Atualmente é professor TITULAR do Departamento de Biologia, IBILCE/UNESP, orienta nos Programas de Pós-graduação em Biologia Animal e em Genética da UNESP, e em Biologia Celular e Estrutural da UNICAMP. Atua na área de Morfologia e Histopatologia da Reprodução, com principal ênfase aos seguintes temas: biologia da próstata; espermatogênese comparativa e experimental; matriz extracelular e interação epitélio-estroma, desreguladores endócrinos. É lider do Grupo de Pesquisa em Biologia da Reprodução IBILCE/UNESP desde 1992. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2006 [Nivel 2 (2006 a 2009), Nível 1D (2009 a 2011) e Nível 1C (2012 a 2015)]. Coordena o Laboratório Multiusuário de Microscopia e Microanálise do IBILCE/UNESP. É membro da diretoria da Sociedade Brasileria de Biologia Celular - SBBC (Biênio 2014-2016).

 

 

Dr. Renato Arruda Mortara

         Concluiu o Mestrado em Bioquímica pelo IQUSP, doutorado no MRC Laboratory of Molecular Biology e King's College da University of Cambridge em 1986. Atua na área de Protozoologia e também em Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Sua linha de pesquisa tem como alvo o estudo da interação entre Trypanosoma cruzi e outros patógenos intracelulares em infecções simples e duplas, com foco no sistema endocítico-lisossomal. 

Linha de pesquisa: Estudos moleculares do Trypanosoma cruzi e de sua interação com células e fatores do hospedeiro in vitro e in vivo.

bottom of page